No amanhecer desta terça-feira dia 12, por volta das 06 horas, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá desencadeou a Operação Armagedom, com objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas, tendo como líder Cristiano Martins Rabello, mais conhecido como “Sentado”, executado a tiros na Estrada Geral da localidade do Campinho, na noite do dia 23 de janeiro.
No total, foram expedidos 31 mandados de busca e apreensão, 29 de prisões preventivas, 14 de sequestro de veículos (um deles blindado), cinco de sequestro de imóveis e 22 contas bancárias bloqueadas, sendo que 26 pessoas foram presas, entre elas a viúva de Cristiano e uma outra mulher apontada na investigação como sendo a transportadora da droga de Mato Grosso do Sul à Araranguá, esta última foi presa na cidade de Sete Quedas (MS).
Durante os trabalhos, foram apreendidas nove armas de fogo, entre rifles, revolveres e pistolas (08 na casa de um único homem), máquina de contar dinheiro, máquina de prensar droga, porções de cocaína e maconha.
Conforme o delegado Lucas Fernandes da Rosa, coordenador da DIC, foram dezenove meses de investigação e durante os trabalhos foi apurado que a droga comercializada no Sul de Santa Catarina vinha do Mato Grosso do Sul e distribuída em Araranguá e região. “Nos últimos meses o grupo comandado agora pela esposa do Cristiano, movimentou mais de R$ 3 milhões com o tráfico de drogas, em suas contas bancárias. Era uma organização composta por pessoas perigosas e que tinham envolvimento com algumas mortes que ocorreram no município”, destacou Lucas, responsável pela operação.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Criciúma, Garopaba e Sete Quedas (MS).
Todos os presos serão encaminhados ainda hoje para o presídio. Conforme Lucas, eles responderão por organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Fonte: Portal Agora
SEGURANÇA
Praias de Torres e Litoral gaúcho contarão com guarda-vidas civis até 21 de abril
A Operação Verão realizada pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul foi encerrada no último final de semana em todo o Litoral gaúcho.
Porém, do dia 11 de março a 21 de abril, período que inclui o feriadão de Páscoa, as praias do Litoral estarão sob a vigilância de guarda-vidas civis do 9º Batalhão de Bombeiro Militar – com sede em Tramandaí.
Ao todo serão 190 guarda-vidas civis empregados no Litoral Norte e Sul, com a supervisão de 25 guarda-vidas militares.
Em Torres, o serviço será oferecido nas guaritas nos Molhes (1), Praia Grande (7), Prainha (8), Cal (10) e Guarita (11), durante o horário das 8h30min às 18h30min, com 19 guarda-vidas civis, 3 militares, 1 quadriciclo e uma embarcação para salvamento, se necessário.
Central de Jornalismo – Rádio Maristela
Bases Móveis Comunitárias da Brigada encerram operação com saldo positivo no Litoral
Aproximadamente 1.500 policiais militares estiveram mobilizados para o trabalho nas Bases Móveis Comunitárias da Brigada Militar durante a 49ª Operação Golfinho. As praias de Tramandaí, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Cidreira, Rio Grande e São Lourenço do Sul, alcançando de norte a sul do litoral, foram alvo da iniciativa de 29 de dezembro até a última quarta-feira (06).
O trabalho coordenado pelo capitão Wagner Carvalho teve resultados maiores desta vez em comparação com os números da edição anterior. É o quinto ano em que a corporação atua com mais uma frente de articulação com a
sociedade.
A quantidade de pessoas abordadas pelo efetivo das bases móveis nas sete praias chegou a 4.511, um aumento de 56% em relação a 2018. O número de prisões quase dobrou: teve elevação de 25 do verão passado para 48 prisões nesta Operação Golfinho. Pouco mais de 2,5 mil automóveis foram fiscalizados.
Apoio à comunidade
Mas não só de reforço ao policiamento ostensivo foi marcada a atuação das Bases Móveis Comunitárias. Um dos destaques deste veraneio foi a distribuição de 15 mil pulseiras de identificação para as crianças, onde era anotado o número do celular dos responsáveis para que fossem localizados, no caso de ficarem perdidas.
Também em meio à atuação comunitária, foram atendidas 11.388 ocorrências de orientações e auxílios diversos para veranistas e moradores do Litoral. Estabelecimentos comerciais foram visitados aproximadamente duas mil vezes.
Fonte: Litoral na Rede
Taxista de Tramandaí vive sete horas de pânico em poder de assaltantes
Um taxista de Tramandaí foi mantido por aproximadamente sete horas em poder de assaltantes e levado no porta mala do táxi do Litoral Norte até a região Norte do Estado. O motorista contou que, durante a viagem de mais de 400 quilômetros, os criminosos ameaçavam matá-lo durante todo o tempo. 
Os bandidos mostravam à vítima fotos dos dois filhos no celular. “Me falavam que eu não ia mais ver os meus filhos”, contou. “Eu pensava muito neles durante todo o tempo”, lembrou o taxista de 40 anos, que prefere não ter o nome divulgado.
A corrida começou por volta das 20h de domingo (03), quando dois passageiros embarcaram no táxi na Estação Rodoviária de Tramandaí. Eles pediram para ir até a Rodoviária de Osório, mas quando chegaram à cidade anunciaram o assalto. “O que estava atrás veio e colocou uma faca no meu pescoço”, relatou.
O motorista foi obrigado a dirigir em direção em Porto Alegre. Na Freeway, após alegar que não tinha combustível suficiente para fazer a viagem, ele foi colocado no porta malas. “Um deles ficou na direção e outro no banco de trás me ameaçando com a faca”, disse o taxista. Como o porta-malas é aberto, a vítima conseguiu identificar a maioria dos lugares por onde passou. Da Freeway, os criminosos seguiram com o motorista até um posto de combustíveis em Santo Antônio da Patrulha.
Depois retornaram para a BR-290, ingressaram na BR-448 e, em seguida, na BR-386 em direção ao Norte do Rio Grande do Sul. Em um posto de combustíveis no município de Pouso Novo, eles deixaram o telefone celular do taxista como garantia do pagamento do combustível para seguir viagem. A dupla do município de Cruz Alta veio para o Carnaval no Litoral Norte e teria rendido o motorista para retornar à cidade no interior do Estado.
Libertado na estrada durante a madrugada
O taxista foi libertado durante a madrugada de segunda-feira (04) às margens da ERS-223, em Ibirubá. Ele não foi ferido e os bandidos seguiram levando o táxi. “Caminhei uns cinco quilômetros para conseguir pedir socorro”, lembrou. Segundo o motorista, ao ser socorrido pelo zelador de um condomínio, além de avisar a Brigada Militar, ele também telefonou para um colega em Tramandaí, para que pudesse acionar o serviço de rastreamento do veiculo. A partir daí, os policiais conseguiram localizar o táxi e prender os criminosos em Cruz Alta. A dupla havia batido o táxi em uma casa. Os criminosos de 20 e 26 anos têm extensas fichas criminais e um deles era foragido da Justiça. O taxista reconheceu os bandidos.
A volta pra casa
O taxista retornou para Tramandaí ainda na segunda-feira (04) e trouxe o táxi, mesmo danificado pela colisão. No caminho, ele recuperou o telefone celular. Passou no posto de combustíveis onde os bandidos haviam deixado o aparelho como garantia e pagou a dívida dos criminosos no valor de R$ 70,00. Depois do susto, ele descansou nesta terça-feira de Carnaval e nos próximos dias terá que providenciar o conserto do veículo. “Tô bem, eu tive muito apoio da minha família”, concluiu
As pessoas escolhidas pela comunidade para proteger as crianças e adolescentes, vivem uma rotina de ameaças. O Conselheiro tutelar é um guardião dos direitos da infância e adolescência e tem o dever de aconselhar os pais, ouvir reclamações, apurar denúncias de abuso e maus tratos, e avisar a justiça caso uma criança esteja em perigo. Nesta semana, uma conselheira tutelar de Araranguá foi agredida por uma mulher, dentro da sede do Conselho, além de ter sido ameaçada de morte. A falta de segurança também preocupa os conselheiros, pois alguma pessoa em surto, pode entrar na sede do conselho armada. Conforme relato de um conselheiro que preferiu não ser indentificado. Contou que sempre trabalham de portas abertas, mas como já houve ocorrência onde a pessoa chegou alterada e agrediu um funcionário, se estivesse armada, poderia ter matado, relatou o conselheiro. 
Fonte: Portal Agora
Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal resultou na apreensão de aproximadamente 30 quilos de crack, em uma caminhonete Saveiro com placas de Sombrio. A abordagem ocorreu na tarde de ontem, na Unidade Operacional da PRF de Biguaçu, às margens da BR-101.
Os policiais encontraram a droga escondida na lataria do veículo. Segundo o motorista, o entorpecente veio da região da fronteira do Paraná e seria entregue em Porto Alegre. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a sede da Polícia Federal, em Florianópolis.
Já o veículo passará por nova inspeção, para que seja verificada a existência de mais droga escondida em seu interior.
Fonte: W3 Revista
Segurança e mobilidade urbana são temas de audiência pública em Capão da Canoa
Na sexta-feira (18), uma audiência pública debateu temas referentes à segurança pública e mobilidade urbana de Capão da Canoa. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo, localizado no 4º andar e foi promovido pela Prefeitura de Capão da Canoa. Autoridades políticas, integrantes de órgãos de segurança, empresários, representantes de instituições, associações e a imprensa estiveram presentes.Projeto Primeiros Socorros na Escola gradua 110 novos socorristas em Torres
Na última quarta feira, 26 de dezembro, o Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas, Resgatando Almas graduou 110 novos socorristas. Os alunos integram o corpo discente de cinco Escolas, Zona Sul, Alcino Pedro Rodrigues, Mampituba, Manoel Ferreira Porto, Santa Rita. A formatura foi realizada no Ginásio da Escola Municipal Fundamental Zona Sul e contou com grande presença de familiares dos estudantes. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação teve como objetivo oficializar a conclusão do projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas para os alunos das Escolas Municipais no ano de 2018 que obtiveram resultado positivo nos resultados da avaliação final. Para 2019, tem-se como meta dar continuidade ao projeto para toda rede de ensino do município.
Fonte: Prefeitura de Torres.
O prefeito Carlos Souza recebeu na tarde desta segunda-feira, 17 de dezembro, duas motocicletas Honda para uso da Guarda Municipal de Patrimônio. As motos foram o objeto do contrato de comodato assinado em outubro entre o prefeito e o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Torres, Rossano Santos Freitas. Na próxima semana as motocicletas já estarão circulando com os servidores habilitados.
A Secretaria Municipal de Turismo será a responsável pelas despesas de manutenção das motocicletas que serão utilizadas na vigilância do Parque José Lutzemberger, Parque da Guarita, cuja administração é de competência desta Secretaria. O prazo da cessão é de cinco anos, podendo ser renovado. A Guarda Municipal de Patrimônio conta com 48 servidores e possui atualmente três carros.
Acompanhavam o prefeito, quando do recebimento das motos, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Matheus Junges; o secretário de Administração e Atendimento ao Cidadão, Silvano Borja, o diretor da Guarda Municipal, Jairo Morelli; e o empresário Nasser Samhan, ex-presidente e atual diretor do Consepro. Para o diretor da GM, a cessão das duas motos vão possibilitar uma melhor prestação de serviço à comunidade. “Elas atenderão as ocorrências em locais de difícil acesso do Parque”.
Um homem foi morto a facadas na noite de ontem domingo (16) na Avenida Beira Mar, na região central de Capão da Canoa. Depois de ser ferido, ele caiu no meio da rua. A equipe do SAMU esteve no local, mas a vítima já havia morrido. O crime ocorreu por volta das 23h, próximo a uma cancha de bocha nas imediações da esquina da Avenida Rudá. Informações preliminares da Polícia Civil indicam que a vítima teria sido morta após uma briga. Policiais militares e civis isolaram o local para a realização da perícia. A identidade do homem morto ainda não foi informada pela Polícia.

Fonte: Litoral de Rede
